Tudo o que você precisa saber sobre paralisia do sono

August 29, 2018

 

A paralisia do sono é um transtorno que ocorre logo após acordar ou no momento em que se está tentando adormecer e que impede o corpo de mexer, mesmo quando a mente está acordada. Assim, a pessoa acorda mas não consegue se movimentar, causando angústia, medo e terror.

 

Isto acontece porque durante o sono o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e mantém-nos imóveis para que se possa conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos. No entanto, quando acontece um problema de comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, originando um episódio de paralisia do sono.

 

Durante cada episódio é possível o surgimento de alucinações como ver alguém ao lado da cama ou ouvir barulhos estranhos, mas isso apenas acontece devido devido ao excesso de ansiedade e medo provocada pela falta de controle do próprio corpo. Além disso, os sons ouvidos também podem ser justificados pelo movimento dos músculos do ouvido, que continuando acontecendo mesmo quando todos os outros músculos do corpo estão paralisados durante o sono.

 

Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade, é mais frequente em adolescente e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com hábitos de sono pouco constantes e excesso de estresse.

 

O que fazer para sair da paralisia do sono


A paralisia do sono é um problema pouco conhecido que desaparece sozinho após alguns segundos ou minutos. No entanto, é possível sair mais rapidamente desse estado de paralisia quando alguém toca na pessoa que está tendo o episódio ou quando a pessoa consegue pensar de forma lógica no momento e foca toda sua energia para tentar movimentar os músculos.

 

Como evitar a paralisia do sono


A paralisia do sono tem sido mais frequente em pessoas com maus hábitos de sono e, por isso, para evitar que os episódios possam acontecer é recomendado melhorar a qualidade do sono, através de estratégias como:

 

Dormir entre 6 a 8 horas por noite;
Ir para a cama sempre na mesma hora;
Acordar todos os dias na mesma hora;
Evitar bebidas energéticas antes de dormir, como café ou refrigerantes.
Na maior parte dos casos, a paralisia do sono surge apenas uma ou duas vezes durante toda a vida. Mas, quando ela acontece mais do que 1 vez por mês, por exemplo, é aconselhado consultar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono, que pode incluir o uso de remédio antidepressivos como Clomipramina.

 

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