Dormir bem pode mudar sua vida: entenda porquê

August 8, 2018

 

 

Dormir bem para viver bem. A Altenburg acredita nisso. E este espaço, que é destinado a repassar pra você informações sobre o bem dormir e bem viver, não poderia deixar de falar sobre o dia de hoje. Em 16 de março se comemora o Dia Mundial do Sono.

 

E porque dormir bem é tão importante?


De acordo com um estudo da Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM, na sigla em inglês), 45% da população global tem problemas ao dormir. E isso interfere diretamente na vida delas. Quem dorme mal se alimenta pior, tem impactos na saúde mental, risco de acidentes por falta de concentração, menor rendimento físico e ainda consequências em longo prazo, como dificuldades na aprendizagem e na memória.

 

Hoje, instituições de 75 países promovem reflexões este aspecto, que é tão importante nas nossas vidas.

 

 

 

 

Se não dormíssemos, morreríamos


Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, divulgado em 2016, deixou pessoas acordadas por 29 horas. Neste período, o nível de células brancas no sangue delas atingiu o mesmo índice de pessoas feridas. Estas células são o elemento central do sistema imunológico.

 

A mesma pesquisa mostrou que os níveis de hormônios associados ao estresse, como cortisol e adrenalina, aciona uma série de processos. A pressão aumenta, o metabolismo desregula (e a vontade de ingerir carboidratos aumenta) e a longo prazo podem acontecer até alucinações.


Seu corpo reage ao sono


Belen Esparis, diretora do Centro de Desordens do Sono no Mount Sinai Medical Center (Nova York) deu, numa entrevista à revista Superinteressante, quatro amostras do que acontece com partes do seu corpo durante o sono. Veja:

 

– Cérebro: durante o sono acontece uma verdadeira limpeza. Células mortas e moléculas que impedem as conexões entre os neurônios são descartadas pelo nosso cérebro.

 

– Músculos: você já deve ter ouvido que para se recuperar de uma lesão ou depois de treinos, dormir bem é importante. Isso porque durante o sono o corpo repara fibras musculares.

 

– Boca: com a redução da produção de saliva durante o sono, as bactérias bucais se proliferam. Por isso acordamos com mau hálito.

 

– Pele: o cortisol, que é um dos hormônios que a falta de sono libera no nosso corpo, impede a produção de colágeno. Ou seja: para ter uma pele bonita, é preciso dormir bem.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes