Dormir bem pode mudar sua vida: entenda porquê

August 8, 2018

 

 

Dormir bem para viver bem. A Altenburg acredita nisso. E este espaço, que é destinado a repassar pra você informações sobre o bem dormir e bem viver, não poderia deixar de falar sobre o dia de hoje. Em 16 de março se comemora o Dia Mundial do Sono.

 

E porque dormir bem é tão importante?


De acordo com um estudo da Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM, na sigla em inglês), 45% da população global tem problemas ao dormir. E isso interfere diretamente na vida delas. Quem dorme mal se alimenta pior, tem impactos na saúde mental, risco de acidentes por falta de concentração, menor rendimento físico e ainda consequências em longo prazo, como dificuldades na aprendizagem e na memória.

 

Hoje, instituições de 75 países promovem reflexões este aspecto, que é tão importante nas nossas vidas.

 

 

 

 

Se não dormíssemos, morreríamos


Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, divulgado em 2016, deixou pessoas acordadas por 29 horas. Neste período, o nível de células brancas no sangue delas atingiu o mesmo índice de pessoas feridas. Estas células são o elemento central do sistema imunológico.

 

A mesma pesquisa mostrou que os níveis de hormônios associados ao estresse, como cortisol e adrenalina, aciona uma série de processos. A pressão aumenta, o metabolismo desregula (e a vontade de ingerir carboidratos aumenta) e a longo prazo podem acontecer até alucinações.


Seu corpo reage ao sono


Belen Esparis, diretora do Centro de Desordens do Sono no Mount Sinai Medical Center (Nova York) deu, numa entrevista à revista Superinteressante, quatro amostras do que acontece com partes do seu corpo durante o sono. Veja:

 

– Cérebro: durante o sono acontece uma verdadeira limpeza. Células mortas e moléculas que impedem as conexões entre os neurônios são descartadas pelo nosso cérebro.

 

– Músculos: você já deve ter ouvido que para se recuperar de uma lesão ou depois de treinos, dormir bem é importante. Isso porque durante o sono o corpo repara fibras musculares.

 

– Boca: com a redução da produção de saliva durante o sono, as bactérias bucais se proliferam. Por isso acordamos com mau hálito.

 

– Pele: o cortisol, que é um dos hormônios que a falta de sono libera no nosso corpo, impede a produção de colágeno. Ou seja: para ter uma pele bonita, é preciso dormir bem.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ATENDIMENTO

0800 038 2000
31 3649-4900
31 99216-0262

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

Produzimos colchões tecnológicos dentro dos padrões internacionais, para promover bem estar e qualidade de vida aos nossos clientes através de um sono tranquilo e reparador.